quarta-feira, 26 de agosto de 2020

 


Falta menos de uma semana para a revelação da nova geração das placas GeForce RTX, e inúmeros detalhes sobre as próximas GPUs da Nvidia já começaram a ser divulgados, seja via vazamentos ou mesmo de fontes oficiais. Vimos ontem a primeira imagem do chip a ser utilizado na RTX 3090 e RTX 3080, e tivemos confirmação da Micron sobre o uso das memórias GDDR6X na série RTX 3000.

Agora, a própria Nvidia divulgou um vídeo no qual discute os desafios que seus engenheiros enfrentam sempre que uma nova arquitetura é desenvolvida. Além de detalhar o funcionamento de uma GPU, e como o calor (que pode chegar a impressionantes 760ºC sem qualquer refrigeração) acaba sendo gerado durante o funcionamento.

A produção é muito interessante para entusiastas de hardware e para quem tem curiosidade sobre o processo de produção de uma placa de vídeo, e você confere a seguir (em Inglês):


No entanto, dois pontos se destacam durante o vídeo, e estão relacionados com a próxima linha da fabricante. O primeiro é o novo conector de 12 pinos que será utilizado para alimentar a família RTX 3000. A tecnologia já havia sido especulada no passado, e agora é enfim confirmada pela companhia, que reforça a compatibilidade da nova conexão com os conectores de 8 pinos, através de um adaptador incluído com as GPUs.


O segundo é o teaser das novas placas, mostrado pela companhia no final do vídeo. A empresa destaca como trabalhou para aprimorar o sistema de refrigeração da família Ampere, reduzindo o tamanho das molas utilizadas na proteção do chip, fortalecendo a estrutura mecânica como um todo e superando algumas das limitações de resfriamento encontradas nas GPUs atuais.

É possível perceber que a Nvidia deve mesmo adotar o design vazado há alguns meses, com um conjunto de haletas de alumínio e coolers extremamente grandes. Podemos esperar assim que a RTX 3090, possível substituta da série Titan, ocupe nada menos que três slots PCI-E, enquanto a RTX 3080 seja levemente menor, tomando dois slots da placa-mãe. Em comparação com a geração anterior, as novas GPUs serão realmente gigantes.


Não falta muito agora para conhecermos a família GeForce RTX 3000 e seu salto de performance em comparação às suas antecessoras, que pode atingir ganhos de respeitáveis 50%.





Nenhum comentário :

Postar um comentário